Embora tenha apenas algumas décadas, o campo de tecnologia da informação ou TI é tão amplo e profundo quanto as indústrias que existem há séculos. As categorias de trabalho, títulos e especialidades de TI são abundantes – tantos que qualquer pessoa que investigue a TI como carreira provavelmente ficará muito, muito confusa. Qual é a diferença entre um engenheiro de rede e um analista de suporte de rede? Entre um Desenvolvedor Web, um Web Designer e um Especialista em Tecnologia Web? O que faz um Administrador de Banco de Dados?
Embora os rótulos e as responsabilidades tendam a variar de empregador para empregador, aqui estão alguns cargos comuns de TI e suas descrições. Considere estes ao procurar uma carreira de TI que melhor se adapte aos seus interesses, talentos e temperamento:
Administrador de banco de dados – Um banco de dados é qualquer coleção de informações que uma empresa ou organização mantém em arquivo (por exemplo, nomes de clientes, endereços, inventário, etc.) O Administrador de Banco de Dados (DBA) é responsável por organizar, manter e atualizar este banco de dados e criar sistemas para que as pessoas autorizadas a visualizar, adicionar ou remover informações podem fazê-lo da forma mais rápida e fácil possível.
Desenvolvedor de Soluções para Internet – Esta é uma descrição “pega-tudo” para uma pessoa responsável pela elaboração e execução de projetos baseados na Internet. O trabalho geralmente envolve trabalhar com programas que permitem ao público visualizar e interagir com o site de uma empresa, organização ou agência.
Gerente de Programa de Projetos de TI – Esta é uma posição gerencial que exige alguns anos de experiência na área de TI. O Gerente de Programa de Projeto de TI é responsável por encontrar soluções para problemas relacionados a TI e, em seguida, implementar essas soluções, geralmente com a ajuda de uma equipe.
Administrador de rede – Uma “rede” é qualquer conjunto de computadores que estão ligados uns aos outros ou a um servidor central para que a informação possa ser criada, compartilhada e atualizada. O Administrador de Rede é geralmente responsável por garantir que uma rede existente funcione sem problemas e por adicionar ou remover hardware (computadores, impressoras, etc.) e software (programas, aplicativos) do sistema.
Especialista em Redes e Segurança – O Especialista em Segurança de Redes e Internet é a pessoa responsável por garantir que as pessoas que usam uma rede de computadores tenham acesso apenas às informações que têm permissão para ver, que as informações nos bancos de dados da rede sejam protegidas e adequadamente preservadas e que a rede não possa ser acessado (ou “hackeado”) por indivíduos não autorizados, onde quer que estejam.
Engenheiro de rede – O engenheiro de rede geralmente é responsável por 1) projetar novas redes de computadores, 2) realmente criar essas redes, 3) instalar os computadores e softwares que se conectam às redes e, 4) garantir que a rede seja capaz de crescer e funcionar conforme necessário.
Analista de suporte de rede – Um analista de suporte de rede é muito parecido com um administrador de rede, pois é responsável por manter uma rede existente operando conforme necessário, mas tem menos responsabilidades gerenciais. O Analista de Suporte de Rede também pode ser responsável por monitorar como as pessoas realmente usam a rede, identificando áreas problemáticas e então recomendando e implementando soluções.
Desenvolvedor/Engenheiro de Software – “Software” é o conjunto de instruções que fazem um computador fazer o que você quer que ele faça. O desenvolvedor/engenheiro de software é a pessoa que escreve as instruções, também conhecidas como “código”, para esses programas/aplicativos de computador. Desenvolvedores/Engenheiros de Software podem trabalhar “internamente” desenvolvendo programas personalizados para um empregador ou cliente específico, ou podem trabalhar em programas que são vendidos comercialmente.
Especialista em Suporte Técnico – Computadores e redes invariavelmente apresentam problemas, e é trabalho do Especialista de Suporte Técnico identificar esses problemas e encontrar uma maneira de corrigi-los. Os especialistas de suporte técnico geralmente trabalham em “help desks” onde se comunicam com funcionários ou clientes da empresa por telefone, mensagem instantânea ou e-mail.
Desenvolvedor Web – Desenvolvedores Web criam, mantêm e atualizam os aspectos funcionais de Websites, sejam eles na Internet ou na Intranet interna de uma empresa. Ao projetar um novo site, geralmente são responsáveis por criar sua arquitetura, navegação e funções interativas. Eles também podem ser responsáveis por criar programas ou aplicativos projetados especificamente para a Web.
Web designer – Enquanto o Desenvolvedor Web se preocupa com os aspectos técnicos de um site ou aplicativo baseado na Web, o Web Designer é responsável pela aparência real de um site ou aplicativo. Esta é uma posição artística que requer treinamento e experiência em design gráfico e layout – e talvez até animação – bem como os aspectos técnicos das operações da Web.
Especialista em Tecnologia Web – Esta posição combina as responsabilidades do Web Developer e Web Designer. O Especialista em Tecnologia da Web precisa não apenas dos aspectos técnicos de Websites e aplicativos, mas também precisa lidar frequentemente com os aspectos de design e gráficos.
Se você está considerando Curso de carreira em Tecnologia da Informaçãovocê precisa entender essas (e outras) descrições de cargos para poder buscar a educação e o treinamento que o qualificarão para o tipo de trabalho de TI que se adapta ao seu talento e personalidade.
Source by Allen B. Ury