Todos nós temos que passar por isso para um novo emprego e essa é a entrevista. Esta única palavra, uma simples palavra, é suficiente para matar muitas pessoas para conseguir o emprego que desejam. Claro, é apenas mais uma sessão de bate-papo com novas pessoas em um novo lugar, mas mesmo que você saiba disso, você simplesmente não consegue se dar bem nessa entrevista. Você gagueja, estremece enquanto fala, fica inquieto e pior, solta vulgaridade quando diz algo errado ou passa um comentário errado na frente de seus entrevistadores, sim, e um deles é seu futuro chefe.
Eu sei que existem muitos livros por aí para ensinar e orientá-lo a se sair lindamente em uma entrevista, mas não há melhor maneira do que usar uma cena do filme A Busca da Felicidade onde Chris Gardner atende a uma entrevista na Dean Witter em uma condição não tão ideal como um estudo de caso. Vamos olhar atentamente para cada etapa da entrevista.
- Seja confiante. Chris estava nervoso, não apenas com a entrevista em si, mas estava pensando em como explicar aos entrevistadores seu mau vestir. Como seu nome foi chamado para a entrevista, é evidente que ele ainda estava muito nervoso (sua linguagem corporal, os sinais das mãos, aqueles olhos), sentindo-se assustado como todos nós sempre que vamos para uma entrevista. No entanto, ele reuniu sua coragem com uma atitude de “tudo ou nada” e ao mesmo tempo lhe deu confiança, como você pode ver a maneira como ele caminhou em direção a Dean Witter, aquela postura corporal, aqueles passos largos. Você entendeu o que estou falando aqui. A confiança é a chave para o seu primeiro passo para vencer esta batalha. Não pense muito, apenas vá e faça o seu melhor com tudo que você tem.
- Observe a empresa. Quando Chris entra na Dean Witter, ele passa pelo escritório principal, onde mostra seu dia agitado na empresa para ele. Ele olha ao redor, observando cada indivíduo (o que eles estavam fazendo) e todo o cenário dinâmico enquanto continua seu caminho para encontrar seus entrevistadores. Na parte posterior de sua entrevista, ele usou sua observação a seu favor, dizendo que pode demonstrar qualidades como diligência, seriedade e trabalho em equipe. Todos os 3 atributos eram exatamente o que ele viu em seus olhos que eram necessários para ser um corretor de Dean Witter. Observe a empresa ao entrar ou espere ser chamado para entrevista. Conheça seu lema, seus produtos, prêmios e afins. Há momentos em que você pode encontrar algo que não encontrou em seus sites ou anúncios. Eles serão de alguma utilidade para você de alguma forma.
- Etiqueta profissional. Chris estende a mão para dar a seus entrevistadores um aperto de mão firme. Agora, esta é uma etiqueta muito profissional, como você veria em uma reunião de negócios. Ao fazer isso, você diz a seus entrevistadores que você os respeita e também os “acalma” ao ver alguém se comportando como uma pessoa de negócios. Imagine-se olhando para uma pessoa desleixada não profissional e uma pessoa profissional limpa, que fará você se sentir bem? Quem você vai contratar?
- Fale alto e claro. Agora, ao longo de sua entrevista, Chris falou com confiança – alto, claro e direto ao ponto. Ao mesmo tempo, ele fala com as mãos acenando ocasionalmente e aqueles gestos com as mãos. Como as pessoas que você vê dando seminários e palestras, essas são as pessoas confiantes que falam para centenas ou milhares de audiências quando fazem seu discurso. Em uma entrevista, fale como eles e você conquistará mais os corações de seus entrevistadores.
- Não tente mentir o óbvio. Era muito óbvio que algo estava errado antes de Chris vir para a entrevista. Em vez de pensar em mentir, ele contou aos entrevistadores a verdade sobre ser preso por multas de estacionamento, fugiu da delegacia e pintou o apartamento. Agora, se você tem algo obviamente falho ou errado, não tente mentir ou esconder. É melhor ser o próprio, ser honesto do que mentir sobre isso. Ninguém gosta de mentirosos e fanfarrões porque essas pessoas não terão muita confiança na empresa caso sejam contratadas. Uma pessoa que assume e é honesta mostra que é alguém que assumirá seus erros e um funcionário confiável. Você gostaria de alguém que minta para você na frente do seu rosto com frequência? Aposto que não.
- Seja sincero com o trabalho e humilde. O entrevistador Sr. Frohm diz que Chris é inteligente. Em vez de responder um “Sim, claro que sou”, ele respondeu com um “eu gostaria de pensar assim”. O entrevistador também perguntou a Chris se ele quer aprender este negócio e ele começou a aprender por conta própria e Chris respondeu com um firme “Sim” com um sincero “Eu realmente quero aprender a ser um corretor “olhe em seus olhos de volta para ele. Responda a seus entrevistadores com sinceridade que você quer o emprego, quer trabalhar para a empresa e não dando um olhar do tipo “se-tem-o-trabalho-bom-se-não-eu-tentar-outros-empregos”. Mostre a eles que você está com fome e ansioso para aprender, para se juntar a eles a bordo da empresa. Seja humilde porque, se não fizer isso, os entrevistadores vão pensar que você é uma espécie de espertinho e ninguém gosta de espertinho. Alec esperto não aprende e ouve.
- Venda-se quando sentir que as probabilidades estão em você. O desempenho acadêmico de Chris não foi o que os entrevistadores esperavam, embora ele tenha ficado em primeiro lugar em sua classe e na classe de radar da Marinha. Era uma turma muito pequena que ficar em primeiro lugar não era uma conquista. Essas eram probabilidades para Chris na época, mas ele virou o jogo declarando seus princípios, seus pontos positivos, sobre encontrar respostas que não sabe responder e admitir prontamente ignorância a uma pergunta. Tudo isso de forma confiante. Agora, se algo não está a seu favor, talvez seu desempenho acadêmico falho, sua experiência passada não correspondendo às expectativas deles ou o que quer que seja, você ainda pode se vender sobre seu próprio estilo, seus princípios ou atributos que se mostrarão como alguém muito interessado em trabalhar, aprender e crescer com a empresa. Diga a eles como suas habilidades sociais podem ajudá-los muito em troca de seu emprego. Isso é justo o suficiente?
- Sorriso e humor. Lembra-te de sorrir. Use um pouco de humor leve, se possível, para mostrar simpatia em você e sua capacidade de se dar bem com as pessoas, seus colegas e chefes. “Ele deve ter vestido umas calças muito bonitas.” Hahaha!
Aí está, 8 habilidades poderosas que você pode definitivamente aprender com Chris Gardner no filme, The Pursuit of Happyness. As habilidades são reais, não basta dizer “Ah, é só um filme”. Essas habilidades que podem ser aplicadas à sua entrevista de emprego de forma eficaz. É muito fácil pegar essas 8 habilidades poderosas – apenas assista ao videoclipe quantas vezes você estiver familiarizado com o “treino” e quando a voz de Will Smith começar a soar em sua cabeça, você saberá que adquiriu as habilidades necessárias, poderosas habilidades, para se destacar em uma entrevista de emprego.
Versão completa em http://www.meandajob.com/8-powerful-interview-skills-you-can-learn-from-chris-gardner/
Source by Lee Kenneth