Já participei de muitas entrevistas de emprego e uma delas acha que aprendi que não há duas iguais. Alguns entrevistadores farão perguntas definidas de uma lista pré-aprovada, enquanto outros disparam do quadril e têm mais um estilo “conhecer você”. Não importa quem você entrevista ou o estilo da entrevista, estar preparado sempre fará uma entrevista melhor. Reuni minhas 3 principais perguntas da entrevista e as melhores dicas para respondê-las para garantir que você seja contratado.
O que lhe interessa na nossa empresa/emprego?
Essa pergunta, ou outra semelhante, provavelmente surgirá na maioria das entrevistas de emprego. O entrevistador quer saber se você está realmente interessado no emprego para o qual está se candidatando e não apenas tentando “conseguir qualquer emprego”.
Reserve um tempo antes da entrevista para pesquisar a empresa e identificar 2-3 coisas que realmente lhe interessam. Estes devem ser mais sobre o propósito da empresa mais as coisas físicas como “você tem uma creche no local” ou “você está perto da minha casa”. Se for perguntado especificamente sobre o cargo, aponte como ele é semelhante ou diferente do cargo que você ocupa atualmente e como você gosta de 2 a 3 aspectos do trabalho.
* Dicas: Revise o site da empresa e procure por sua “Declaração de Missão”. Se eles tiverem um, isso lhe dará uma olhada em seus valores fundamentais. Tente relacionar sua resposta com a Declaração de Missão deles.
Qual é a sua maior fraqueza?
Vários anos atrás, essa era uma pergunta muito popular e ainda é usada em algumas configurações hoje. Não há resposta correta, mas há muitas respostas erradas. Evite tentar transformar o positivo em negativo, como “sou muito dedicado aos projetos para os quais sou designado” ou, como disse Barack Obama, “sou simplesmente demais”.
Eu gosto de apontar uma fraqueza do “passado” e depois falar sobre os passos que você deu para superar esse problema. “Eu costumava ter dificuldade em expressar minha opinião quando trabalhava em equipe, mas nos últimos anos aprendi o quanto minha opinião é importante. Aprendi ouvindo as ideias dos outros e fornecendo feedback construtivo sobre suas ideias, isso me abre para apresentar meu ponto de vista ao mesmo tempo. Funcionou muito bem.”
Que tipo de salário você precisa?
Essa pergunta é uma das mais difíceis de responder. Você sente a pressão para fornecer uma resposta, mas está muito preocupado (e com razão) que você vai se vender a descoberto ou pedir demais.
Pegue esta pergunta e vire-se sobre eles. “Se eu tiver a sorte de ser oferecido um cargo, tenho certeza de que seremos capazes de concordar com um salário adequado. Também gostaria de algumas informações sobre seu pacote de benefícios, como seu prêmio de assistência médica e se há uma correspondência com o 401k que você fornece.” Em seguida, pergunte a eles “Qual é o intervalo do salário para esta posição”. Muitas vezes, voltando a pergunta para eles, você fará com que eles forneçam o que esperam pagar.
Quando você está em uma entrevista, a principal coisa a lembrar é, acima de tudo, permanecer positivo. Não fale mal de seus empregos atuais ou passados. Não aponte todas as loucuras que seu chefe atual faz. Não fale sobre como você foi em 12 entrevistas de emprego e ainda não recebeu uma oferta. Mantenha-se positivo e esteja preparado.
Source by Duffy D. Hobbs