Ao se candidatar a um emprego, dois documentos são mais comumente solicitados: uma carta de apresentação e o curriculum vitae. Outros documentos podem ser solicitados, mas esses dois estão sempre no topo da lista.
É um equívoco comum da maioria dos caçadores de emprego que as cartas de apresentação não têm tanta importância aos olhos dos empregadores quanto o currículo. A razão para isso pode estar enraizada no fato de que a formação técnica, pessoal e educacional abrangente sobre um candidato pode ser encontrada no currículo. Essa pode ser a razão pela qual as pessoas gastam mais tempo construindo seu curriculum vitae, ou currículo, e delegam apenas uma parte de seu tempo para escrever uma boa carta de apresentação.
No entanto, essa linha de pensamento tem suas falhas. As pessoas no departamento de recursos humanos realmente olham para a carta de apresentação de uma pessoa ao determinar quais aplicativos seriam pré-selecionados para um compromisso e uma entrevista de emprego. Quando a carta de apresentação de uma pessoa é considerada insatisfatória, é mais provável que ela seja enviada para a trituradora de papel e sua inscrição seja perdida, suas chances de emprego na referida empresa viraram pó.
Portanto, há a necessidade de criar uma carta de apresentação espetacular para enfeitar seu currículo. Como você pode fazer a carta de apresentação que lhe trará o emprego que você está procurando? Aqui estão algumas dicas.
A carta de apresentação deve ser eficaz para chamar a atenção
As cartas de apresentação devem chamar a atenção do revisor. Essa é a regra número 1 ao escrever uma carta de apresentação. Não seja muito genérico e confie em cartas de aplicativo de exemplo que você pode encontrar na World Wide Web. Você pode usar essas amostras como modelo ou referência, mas deve dedicar algum tempo para editá-las ou mesmo reformulá-las para torná-las mais relevantes para o cargo para o qual está se candidatando e para eliminar possíveis erros gramaticais e ortográficos. Isso aumentará a imagem de profissionalismo que você está transmitindo ao potencial empregador.
A carta de apresentação deve ser específica sobre seu interesse na empresa
Isso significa que, quando você está escrevendo uma carta de apresentação, a carta deve transmitir sua intenção: candidatar-se a um emprego. Indique o cargo para o qual você está se candidatando e um histórico breve, mas definitivo, do motivo pelo qual a empresa deve considerá-lo para o trabalho. Não desperdice espaço valioso descrevendo como você se qualifica; uma breve formação educacional ou experiência de trabalho servirá. Você também deve exibir um conhecimento razoável sobre o histórico da empresa para mostrar que ficou tão interessado que realizou pesquisas sobre a empresa.
Siga a Estrutura Adequada
Aqui está a estrutura clássica que as pessoas devem seguir ao escrever suas cartas de apresentação:
o O primeiro parágrafo contém sua introdução. É aqui que você anuncia sua intenção de tentar se candidatar a uma posição na empresa.
o O segundo parágrafo serve de suporte ao primeiro. Aqui, você coloca suas qualificações anteriores para a posição.
o O parágrafo final deve transmitir seu interesse pela posição. É aqui que você explica e mostra seu interesse pela empresa.
Source by Clara Ghomes