Digamos que você trabalhe em Recursos Humanos para um conselho municipal e precise publicar uma oportunidade de emprego destinada a um indivíduo com formação educacional e conjunto de habilidades específicos. Que tipos de sites de emprego você pode e deve usar para divulgar a vaga?
1) Locais de trabalho gerais. Você conhece os nomes porque eles gastaram muito para comercializar sua marca.
2) Sites de empregos dedicados a empregos em sua cidade ou região.
3) Sites de emprego dedicados ao seu setor, neste caso, o setor público.
4) Sites de emprego de nicho dedicados a tipos específicos de profissões.
Estes são os quatro principais tipos de locais de trabalho. No entanto, quando se trata do candidato a emprego, os três primeiros tipos de locais de trabalho são tão semelhantes que quase não há diferença tangível. Por quê? Quando você publica um emprego em qualquer um desses três tipos de sites, você está divulgando sua vaga para candidatos a emprego em termos de como sua organização se define.
Os locais de trabalho gerais são para as massas. Qualquer empresa, em qualquer setor, em qualquer lugar pode postar qualquer trabalho neste tipo de site. Isso atrai os talentos especializados ou os desativa porque seu anúncio está bem ao lado da postagem para seu próximo assistente administrativo ou funcionário da sala de correspondência? Não há nada de errado com essas posições, mas por que esse candidato a emprego especializado deseja percorrer esses tipos de posições para encontrar o que você deseja que eles encontrem? Você não está fazendo marketing para o indivíduo. Você está comercializando para as massas, mas o especialista que você precisa é raro.
Sites dedicados a uma área geográfica específica são apenas um pouco melhores do que o quadro de empregos em massa. Tudo o que você está fazendo é diminuir o tamanho do seu mercado-alvo. Você ainda está comercializando sua vaga para as massas nessa área específica. Claro, a localização é importante até certo ponto. Mas, novamente, você estará forçando o candidato a encontrar você com base em como você define sua organização. Nesse caso, o trabalho é definido pelo local. O que acontece se vários grandes candidatos moram fora da área local? E se a localização não for uma alta prioridade em termos de avaliação de oportunidades de emprego? Como eles o encontrarão se você usar esse tipo de site, que coloca a maior importância na localização?
Se você postar uma vaga em um site focado em seu setor específico, neste caso, o setor público, você está divulgando sua vaga com base em como sua organização se define nos negócios, não como os potenciais candidatos a emprego se definem. E se o talento especializado que você procura não pensou no seu setor como um possível destino para suas habilidades? O que é pior, a sua postagem tem a mesma probabilidade de se perder porque os sites baseados em setor publicam quase tantos tipos de posições quanto os sites gerais e baseados em localização. O setor público também precisa de assistentes administrativos e funcionários de correspondências, e novamente por que os especialistas iriam querer passar por esses empregos?
Quando você está procurando por pessoas com habilidades raras que não são encontradas em todo tipo de organização, você deve divulgar sua vaga usando sites de empregos de nicho (ou boutique) que se concentram nesse talento especializado. Esses indivíduos tendem a saber que os recursos de nicho os atendem para que possam evitar os anúncios irrelevantes encontrados nos três primeiros tipos de sites de emprego. Ao usar sites de nicho, você não apenas encontrará o talento de que precisa, mas também estará construindo sua marca com o público deles, porque reconhece a importância deles para sua organização.
A conclusão é que, para vagas especializadas, você deve tentar comercializar para indivíduos em termos de como eles se definem e dos tipos de oportunidades que desejam buscar, em vez de como sua organização se define.
Source by Robert Libera