Você só precisa mostrar aproximadamente os últimos 10 anos de experiência de trabalho em seu currículo, portanto, se houver alguma lacuna antes disso, não importa. No entanto, é claro que você precisará explicar quaisquer lacunas recentes.
Um pequeno intervalo de algumas semanas ou mesmo alguns meses pode ser facilmente explicado afirmando que você estava procurando outro emprego – que é o motivo mais comum para um intervalo de emprego. Se, no entanto, a lacuna foi maior, ainda existem ótimas maneiras de explicar isso a um empregador em potencial sem adiá-lo.
Aqui estão algumas dicas importantes para ajudá-lo a entender como preencher uma lacuna de emprego em seu currículo:
Seja pro ativo
Qualquer período entre o emprego deve ser idealmente proativo, e há muitas maneiras de se manter ocupado entre os empregos. Por exemplo, você poderia:
- voluntário
- realizar pesquisas
- iniciar um projeto, ou mesmo
- fazer treinamento adicional.
Se sua carreira está focada em uma função ou setor específico, sua lacuna no emprego deve ser preenchida não apenas com a busca por outra função, mas também utilizando esse tempo para continuar pesquisando e treinando nessa função/indústria. Qualquer uma das opções acima ficará ótima em um currículo e não apenas preencherá uma lacuna. Também refletirá positivamente em você como pessoa, pois mostra iniciativa e trabalho duro durante o tempo de desemprego. Os empregadores estão plenamente conscientes de como o mercado de trabalho é competitivo hoje em dia, portanto, seria perdoar uma grande lacuna enquanto você procura trabalho. Mas quando você realmente não tem uma lacuna como tal, se você continuar sendo proativo, melhor ainda!
Esteja preparado para ser perguntado
A pior coisa que você pode fazer é ignorar a lacuna com a esperança de que o empregador não a detecte. Podemos prometer-lhe que este não será o caso, porque se o seu CV for pré-seleccionado para uma potencial entrevista, o seu histórico de trabalho será totalmente lido e reconhecido. É extremamente importante para qualquer empregador ver o quão experiente você é antes de colocá-lo para uma entrevista.
Mesmo que a experiência não seja importante, não demorará muito para que sua lacuna no emprego seja identificada. Se, no entanto, você preencher essa lacuna como sugerido acima, não deverá ter problemas. Mas você ainda pode ser questionado sobre o seu tempo longe do trabalho, então esteja preparado para discutir o que você tem feito. Ter uma resposta pré-planejada incutirá confiança no fato de que você foi proativo durante esse período. Qualquer tipo de dúvida em sua resposta também fará com que o entrevistador duvide de sua sinceridade.
Seja honesto sobre quaisquer lacunas
“Você precisa levar em conta os interlúdios em seu emprego para que um empregador em potencial não interprete mal uma interrupção em sua história de carreira. Se você abordar isso de forma positiva, não deve ser um problema.”Fonte:
Acima de tudo, seja transparente quando se trata de todos os aspectos do seu currículo – especialmente quaisquer lacunas de emprego. Pense nas três opções que você tem quando se trata de preencher uma lacuna em seu histórico de trabalho. A primeira opção é esperar que eles não vejam, o que é extremamente improvável de acontecer. A segunda é que você fabrica uma história para cobrir a lacuna – por exemplo, estendendo o papel anterior. A terceira opção é ser completamente honesto sobre a lacuna – o que é especialmente fácil se você for proativo durante esse período. A segunda opção é uma que desaconselhamos fortemente, pois provavelmente resultará em você ser pego. Se em algum momento durante a entrevista você for infiel sobre a lacuna de emprego, então a entrevista está praticamente encerrada, assim como suas chances de um emprego. Também é possível que o gerente de contratação descubra a fabricação enquanto lê seu currículo, para que você nunca saiba por que não foi chamado para uma entrevista em primeiro lugar. Finalmente, o empregador tem motivos para demiti-lo se você conseguir o emprego e mais tarde descobrir que você estava mentindo em seu currículo – não importa quão pequeno possa parecer para você. No final, não vale a pena o problema, pois você está assumindo um risco enorme quando pode ser honesto com o empregador desde o início.
Não se preocupe em fazer uma pausa
Se o motivo da sua lacuna no emprego foi um feriado ou ano sabático, não hesite em explicar isso em seu currículo. Não há nada de errado em fazer uma pausa por um longo período de tempo e perfeitamente aceitável. Não importa o motivo das suas férias, certifique-se de detalhar os pontos positivos em seu currículo. Em outras palavras, agregue valor ao seu currículo explicando o que você aprendeu com suas experiências. Evite sempre dizer que foi apenas um feriado e nada mais. Isso pode não cair muito bem com o empregador.
Digamos, por exemplo, que você visitou alguns países durante seu ano sabático e experimentou outras culturas – isso seria algo que você poderia facilmente usar para agregar valor ao seu currículo. Por exemplo, discuta as muitas culturas e interações diferentes que lhe ensinaram mais sobre comportamento social e comunicação. Talvez você fosse bastante tímido antes de partir para suas aventuras e agora está muito mais extrovertido e confiante em suas próprias habilidades – e, portanto, pronto para procurar emprego com uma base muito mais forte de soft skills.
Não entre em pânico se você estava doente
Se você esteve afastado do trabalho por motivos de saúde pessoal, novamente não deve se preocupar com o que um empregador possa pensar. Você não precisa entrar em detalhes se não quiser também, e simplesmente declarar que esteve ausente por motivos de saúde está perfeitamente bem. Sempre dê uma reviravolta positiva em sua situação, dizendo que agora você está pronto e ansioso para voltar ao trabalho. Ser incapaz de trabalhar por causa de seus próprios problemas de saúde pessoal ou porque você teve que cuidar de um membro da família faz parte da vida. Qualquer gerente de contratação razoável entenderá e provavelmente também terá experimentado algo semelhante em sua vida. Isso não deve impedi-lo e deixá-lo nervoso ao escrever um currículo e se candidatar a um emprego.
Source by Jen Wiss-Carline