Esta semana me deparei com uma nova pesquisa publicada pela FlexJobs¹ que revelou que 48% dos candidatos a emprego desempregados estão frustrados em sua busca de emprego porque não estão encontrando os empregos certos para os quais se candidatar. Essa pesquisa também mostrou que 47% estão procurando ativamente fora de sua carreira atual para encontrar emprego, 85% estão dispostos a aceitar um corte salarial para garantir um emprego e 40% se candidataram a empregos para os quais acham que são superqualificados.
O QUE está acontecendo no mercado de trabalho atual?
Faço essa pergunta porque encontrei essas estatísticas chocante. Nos últimos meses, passamos pela “escassez de candidatos” e pelo que chamaríamos de “mercado de compradores”. Os candidatos têm a vantagem. Eles têm a capacidade de negociar um salário mais alto, têm a oportunidade de aceitar incentivos que normalmente não seriam oferecidos. Certo… ?
Essas estatísticas da perspectiva dos candidatos a emprego parecem pintar uma imagem completamente diferente daquela que foi pintada pelas empresas que contratam durante a escassez de mão de obra. Onde está a desconexão?
As descrições de cargos não estão sendo escritas para se adequar ao público correto? Faltam palavras-chave nas descrições de trabalho que os candidatos a emprego estão procurando? As vagas estão sendo postadas em sites onde o candidato certo não está procurando? Pode ser qualquer uma dessas coisas e mais.
Ao pensar na escassez de candidatos e levar em consideração essas estatísticas, uma coisa está clara para mim: talvez seja hora de repensar a escassez da perspectiva do “candidato”. É parte do motivo da escassez porque os candidatos a emprego não estão encontrando o emprego que estão procurando? Para mim, parece que isso poderia ser parte do caso. Então, como colocamos empregos na frente dos candidatos que estão procurando SUA trabalho? Uma maneira de fazer isso é dar um passo atrás para repensar a estratégia. É hora de pensar como um candidato.
Coloque-se no lugar de um candidato
Quem seria a pessoa ideal para o seu papel? Se você fosse essa pessoa, o que você gostaria de ver na descrição do trabalho? Quais são as palavras-chave que este candidato pode estar procurando? O que você tem a oferecer que papéis semelhantes não oferecem? Por que alguém iria querer trabalhar em isto papel em isto companhia? Que tipo de pessoa ficaria empolgada com essa oportunidade?
Além disso, pense em onde essa pessoa estaria procurando um emprego. Reavalie se a localização deste anúncio de emprego está no lugar correto que o candidato certo estaria procurando. Eu estava recentemente em uma viagem nas Smoky Mountains e fiquei em uma cidade chamada Gatlinburg. Se você ainda não esteve lá, é uma cidade turística bem perto de uma das entradas para as Smoky Mountains. Eles têm uma rua inteira de lojas, restaurantes e atrações. O que notei, porém, é que muitas das empresas têm um sinal de “precisa-se de ajuda” do lado de fora do prédio. Nós até fomos a um restaurante que admitiu que eles estavam com poucos funcionários devido à escassez, então os tempos de espera seriam um pouco mais longos. Quando olhamos ao redor do restaurante, muitas das mesas estavam vazias devido a não haver garçons e garçonetes suficientes. O que descobrimos depois de um dos donos de restaurantes em Gatlinburg é que a cidade realmente emprega muitas pessoas da Romênia. Trabalhar em Gatlinburg é uma boa oportunidade para eles trabalharem e morarem nos Estados Unidos. Eu nunca teria imaginado que Gatlinburg atrairia pessoas da Romênia, mas duas de nossas garçonetes durante os dois dias em que estivemos lá eram na verdade da Romênia! Este não é um exemplo para dizer que você deve começar a recrutar internacionalmente, mas é um exemplo perfeito de pensar fora da caixa e pensar da perspectiva de um candidato. Quem acharia isso uma boa oportunidade? Quem ficaria animado com essa posição? Onde seria o lugar perfeito para postar este trabalho?
Papéis Inversos. Receba conselhos que você daria aos candidatos ao se candidatar a empregos
Da mesma forma, para se colocar no lugar de um candidato, também inverta os papéis e siga os conselhos que você daria aos candidatos. Eu estava lendo um artigo ontem sobre dicas para ser contratado rápido. Foi um artigo muito bom e ao lê-lo, me fez pensar que muitas das dicas poderiam realmente ser revertidas e utilizadas pelas empresas que contratam. Dicas semelhantes que podem ser aplicadas incluem referências, destacando conquistas, contando uma história, criando um pitch de elevador, observando o que o torna diferente. Isso soa familiar? Os candidatos a emprego precisam se vender, mas as empresas também precisam se vender e a posição, caso contrário, a combinação perfeita não acontecerá. Se um candidato a emprego aparece em um belo vestido no primeiro encontro e a empresa aparece em um par de shorts rasgados e uma camiseta larga, pode-se ter uma primeira impressão ruim e não se interessar. Vamos mergulhar mais fundo para causar a primeira impressão certa!
Referências
Como contamos com os candidatos para ter referências, as referências também podem ser uma vantagem para a contratação da empresa. As referências podem vir de muitas formas diferentes. Podem ser os funcionários da empresa que contratam compartilhando o anúncio de emprego aberto nas mídias sociais e espalhando a notícia em sua rede. Também pode ser que os funcionários reservem um tempo para se reunir com o candidato para permitir que ele faça perguntas sobre a função e converse com alguém que já esteja trabalhando na empresa. Se você é uma agência de recrutamento e seleção, pode até pedir à empresa para a qual está recrutando algumas citações de funcionários que promovam por que eles gostam de trabalhar na empresa. Estes podem ser usados para promover a posição e até usados em gráficos ao promover a posição nas mídias sociais. As referências dão credibilidade adicional à função e podem atrair mais candidatos.
Destaque das conquistas da empresa
A contratação da empresa ganhou prêmios? Eles têm grandes realizações para destacar? Se sim, mencione-os na descrição do trabalho. Prêmios e conquistas são uma forma de ajudar o trabalho e a empresa a se destacarem dos demais, assim como os candidatos podem destacar conquistas em um currículo ou em uma entrevista.
Conte uma história e seja específico
Em uma entrevista, os candidatos são aconselhados a compartilhar sua história e experiência, falar sobre um projeto em que trabalharam, ou muitas vezes são solicitados “fale-nos sobre uma época…”. As empresas também podem contar sua história em uma descrição do trabalho ou durante uma entrevista. Em uma descrição de cargo, as empresas podem destacar projetos em que o cargo estaria trabalhando ou projetos que acabaram de ser concluídos no departamento. Isso dá aos candidatos a oportunidade de entender e se entusiasmar com os tipos de projetos em que estariam trabalhando.
Na descrição do trabalho também inclua uma pequena visão geral da empresa e da história da empresa. Quando a empresa foi fundada? O que torna a empresa única? O que torna a empresa ótima para se trabalhar? Esses detalhes dão personalidade à empresa e permitem que o candidato tenha um vislumbre da cultura da empresa.
No geral, contar uma história na descrição do seu trabalho é importante, mas fornecer detalhes também é importante. Seja o mais específico possível em suas descrições de trabalho. Se a descrição for muito geral, ela se misturará com outras descrições de trabalho e ninguém ficará entusiasmado com isso (ou lembre-se disso). Conte uma história e seja memorável!
Passo do Elevador
Todos os candidatos precisam ter um pitch de elevador pronto que seja rápido e os descreva da melhor maneira possível. Descrições de cargos, gerentes de contratação e recrutadores também devem ter um pitch de elevador. Para a descrição do trabalho, você deve começar as primeiras 2-3 frases com o seu pitch. Por que alguém deveria estar interessado em ler esta descrição do trabalho? Por que alguém deveria se interessar por este trabalho? Comece a descrição do trabalho de uma forma que cative o leitor e o estimule a continuar lendo mais sobre a oportunidade.
Além disso, os pitches de elevador podem ser dados durante uma entrevista ao falar sobre a empresa e o trabalho. Os gerentes de contratação e os recrutadores devem ter seu pitch de elevador pronto que destaque a empresa e a posição da melhor maneira possível. Adicione informações que tornem o cargo e a empresa um local desejável para trabalhar. Ao final, você desejará que o candidato seja atraído para o trabalho e a cultura da empresa!
Por que você? O que te faz diferente?
Nós tocamos em destacar o que o torna diferente ao contar sua história e ao criar seu pitch de elevador. Isso é algo que os candidatos estão sempre se esforçando para fazer em currículos, cartas de apresentação, entrevistas. No geral, ao abordar uma posição para a qual você está recrutando, isso também deve estar em sua mente durante todo o processo. Por que alguém deveria querer trabalhar nesta função? Por que alguém deveria querer trabalhar nesta empresa? O que alguém vai ganhar trabalhando aqui que não pode ganhar em nenhum outro lugar? O emprego e a empresa precisam ser vendidos, assim como um candidato precisa vender o que tem a oferecer de diferente dos outros candidatos.
Um casamento feito no céu
Embora fosse ótimo se tivéssemos um algoritmo secreto que combinasse empregos com os candidatos perfeitos, até mesmo o CEO da Match, Sam Yagan, diz: “Ainda estamos a décadas de realmente prever a química entre duas pessoas”. Podemos não estar no estágio em que um algoritmo ajuda a prever a “química” entre uma pessoa e um emprego, mas o que podemos fazer agora é “pensar como um candidato”. É claro que há uma desconexão no mercado de trabalho atual entre as empresas e os candidatos a emprego. As empresas não conseguem encontrar trabalhadores e os candidatos a emprego não conseguem encontrar empregos nos quais estejam interessados. É porque os empregos não estão sendo publicados na frente do público certo? São as próprias descrições de cargos que não cativam a atenção e, portanto, os candidatos não estão encontrando empregos nos quais estão interessados? Pode ser uma série de coisas, mas dar um passo para trás e ver a perspectiva da “sua outra metade” pode ser a maneira certa de se conectar com seu par perfeito.
Fonte
Source by Terri Roeslmeier