Victoria Batalha

5 dicas para melhorar sua comunicação no LinkedIn

2023 já começou e muitos profissionais já estão pensando em novas metas, perspectivas e planos para o mercado de trabalho. Com o avanço da tecnologia e a era da informação no país, talvez seja a hora de trabalhar a imagem pessoal na internet, principalmente para quem está no mercado de trabalho ou recolocação.

“Hoje em dia, muitos recrutadores e profissionais de RH dedicam um tempo para escolher um perfil no LinkedIn ou consultar deliberadamente suas páginas na plataforma após o recebimento de um currículo, por isso é preciso se adaptar aos novos tempos e estar aberto a novas oportunidades”, explica Fabiana Teixeira, especialista em comunicação corporativa e branding.

Fabiana dá 5 dicas para quem está começando na plataforma e quer aumentar sua presença no mundo do marketing pessoal. Verificar:

Preencha todos os campos fornecidos pela plataforma

Isso pode ser um pouco tedioso, especialmente quando você cria seu perfil, o LinkedIn tem muitos campos para preencher. No entanto, lembre-se de que eles existem para beneficiá-lo e quanto mais informações você preencher, mais atraente você será como profissional.

Portanto, não tenha pressa, descreva-se da melhor maneira possível e preencha com calma todas as informações necessárias descrevendo suas características porque tudo valerá a pena depois.

A estética do seu perfil importa

Goste ou não, a aparência importa, não em termos de beleza, mas mais em como você se apresenta. Por exemplo, estar em uma plataforma sem uma foto de perfil já cria uma sensação de estranheza e não transmite confiabilidade. Não precisa ser complicado, basta escolher uma foto de traje executivo que ocupe a região acima dos ombros.
Em relação à sua foto de capa (que fica atrás da sua foto de perfil), vale buscar algo que te represente, seja uma frase inspiradora, falando sobre sua área de atuação, ou até mesmo um hobby.

reserve um tempo para entrar em contato

Especialmente para aqueles que trabalham, provavelmente não têm tempo para passar muito tempo online no LinkedIn. Mas tente passar de 20 a 30 minutos por dia interagindo com outras pessoas na plataforma.

Seja curtindo a postagem de um amigo, solicitando uma conexão ou seguindo alguém, isso demonstra engajamento e torna você cada vez mais visível para as pessoas em sua área.

compartilhar coisas interessantes

Não precisa ser seus pensamentos, mas compartilhar uma pesquisa que você considera interessante, um artigo ou notícia, ou mesmo uma imagem que você considera significativa pode ajudar muito a revelar sua personalidade. Alguém pode compartilhar sua postagem para que você alcance mais pessoas.

Claro, procure temas relacionados ao desenvolvimento de carreira e tente não focar muito em sua vida pessoal, pois não é para isso que serve a plataforma.

tente manter sua própria personalidade

Para agradar a todos, podemos entregar tons mecânicos e robóticos em nossos textos digitados, mesmo tentando copiar a maioria das pessoas e caindo em hashtags e manadas de expressões. Mas é por meio de nossa individualidade que podemos nos conectar uns com os outros, encontrar um senso de identidade e nos conectar verdadeiramente com outras pessoas. Não tenha medo de compartilhar sua opinião ou senso de humor de maneira profissional, apenas faça isso com educação e graça.

De acordo com Fabiana, você verá que quanto mais se comunicar, mais fácil será criar o hábito. Como sempre digo aos meus formandos, a comunicação é prática, e isso também se aplica ao digital.

Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e acompanhe nossos destaques de trabalho

1 comentário em “5 dicas para melhorar sua comunicação no LinkedIn”

  1. Pingback: Oportunidades de Emprego em Alta Demanda em São Paulo, Brasil - Empregos

Comentários encerrados.