O mercado de tecnologia da informação continua crescendo, com forte demanda por mão de obra. No entanto, quando se trata de profissionais de TI, muitas pessoas costumam pensar em empresas de tecnologia. De referir que apesar de serem o foco principal do seu recrutamento, não são as únicas empresas que procuram colaboradores especializados nesta área. A transformação digital chegou com força extraordinária nos últimos anos, e empresas de todos os tipos precisam se adaptar para sobreviver. Isso significa, entre outras mudanças, atualizar a equipe.
A Sirius Educação é uma instituição de ensino superior especializada em treinamentos na área de ciência de dados, com foco em métodos práticos, recursos de ponta e uma rede global. Arnóbio Morelix, Cofundador e Diretor Executivo (CEO) da Escola, diz que a Sirius tem uma taxa de empregabilidade de 97%, produzindo alunos que transitam de cursos para as mais diversas empresas, e sempre há necessidade de expertise inovadora.
“A digitalização abrange processos comuns a todas as áreas”, explica o CEO. “Empresas que não se renovam ficam para trás. Então, além de ter muitas oportunidades, os profissionais estão entrando em negócios que têm visão de longo prazo e geralmente oferecem um bom planejamento de carreira.”
Morelix também observou que a base de toda atividade técnica é a ciência de dados. Simplificando, a ciência de dados é o estudo da informação por meio de técnicas computacionais, estatísticas e matemáticas. A tomada de decisão na era da tecnologia exige o uso adequado dos dados, desde a coleta até a análise, e bons profissionais só crescem quando conseguem entender esses conceitos e aplicá-los em sua área de atuação. “
Dito isso, alguns nichos são mais avançados em encontrar essa imagem profissional. De acordo com a pesquisa da The Bridge, além do curso de desenvolvimento de software com maior número de vagas, os cinco principais são:
1) Fintech
Os serviços financeiros são muito usados todos os dias. É por isso que tantas fintechs surgiram para atender a diferentes necessidades, como negociação, contas digitais, investimentos, câmbio e muito mais.
“O setor financeiro está em alta e nunca sai de moda”, enfatiza Morix. “Aqui, a ciência de dados desempenha um papel importante no recrutamento, já que as fintechs lidam com dados confidenciais dos clientes e precisam ter um cuidado extra em todas as decisões internas.”
2) Companhia de seguros
A oferta de vários tipos de seguros está se tornando cada vez mais bem-sucedida. Como resultado, surgiram as empresas InsurTech e suas inovações. A segurança dos sistemas dessas empresas deve ser de ponta pelo mesmo motivo das fintechs: o tratamento de dados sensíveis. Mas também há muito foco na experiência e capacidade de resposta do cliente, de acordo com The Bridge.
3) Varejo
O varejo movimenta a economia mundial como nenhum outro setor e, mais recentemente, com o crescimento do e-commerce, o varejo se tornou ainda mais importante no ambiente digital.
Por isso, muitos varejistas procuram profissionais especializados em lojas virtuais (seja web ou app) e todos os processos relacionados (design, automação, marketing digital, etc.).
4) Logística
Se o e-commerce evolui, a logística deve evoluir com ele. As compras online trouxeram um grande aumento nas entregas, criando problemas para as empresas que não estão preparadas e oportunidades para as que se adaptam rapidamente.
O controle de frotas, rotas e sistemas de transporte requer tecnologia para manter níveis de entrega satisfatórios. É aqui que se procuram especialistas e se desenvolvem soluções inovadoras.
5) saúde
Para diagnosticar, melhorar o atendimento e levar a pesquisa a outro patamar, a área da saúde utiliza soluções tecnológicas o tempo todo. A inteligência artificial é um ponto alto por suas inúmeras possibilidades de identificação de padrões, evolução de doenças e auxílio na prevenção. Outro mecanismo importante nesse campo é o big data, pois os dados são a base para pesquisas científicas e novos tratamentos.
Cada indústria tem suas necessidades, mas é claro que todas as indústrias precisam de profissionais de tecnologia. Quer se trate de experiência do cliente, segurança ou bem-estar, existem inúmeras necessidades digitais hoje (o futuro promete ainda mais).
“A tecnologia tende a dominar cada vez mais os processos, e o público da maioria das áreas até agora se adaptou muito bem à inovação. As empresas que entendem isso têm muitas oportunidades de crescer e suas equipes crescerem juntas”, conclui Morelix Road.
Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e acompanhe nossos destaques de trabalho