De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela plataforma Indeed com 503 brasileiros em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, 27% dos que procuram emprego desejam uma vaga que ofereça um modelo de trabalho remoto.
Os brasileiros querem mais flexibilidade no trabalho, com apenas 8% afirmando que essa não é sua motivação para encontrar uma nova função. No entanto, para o restante dos entrevistados, 63% querem salários mais altos, 38% querem mais flexibilidade, 27% querem trabalhar remotamente e 24% querem mudar de carreira.
Além disso, 15% dos mais de 500 entrevistadores disseram que gostariam de um trajeto mais curto e 8% estavam insatisfeitos com seus chefes na empresa.
Os profissionais de TI também preferem o trabalho remoto
De acordo com outra pesquisa da Robert Half, 37% dos profissionais de TI também preferem uma opção de trabalho 100% remoto. 55% disseram que aceitariam um modelo híbrido desde que fossem dois dias de trabalho presencial.
Outro ponto é que 62% dos trabalhadores de tecnologia disseram que estariam dispostos a encontrar uma vaga se sua empresa quisesse voltar ao trabalho presencial integral. 27% já sentiram que poderiam considerar isso, mas não tomariam uma decisão neste momento.
O estudo também descobriu que os profissionais de TI estão mais satisfeitos com seus empregos, uma resposta de 85% dos entrevistados. Esse sentimento está relacionado a fatores como realização profissional, amor pela profissão, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e orgulho da organização.
Apesar disso, houve uma onda de demissões em larga escala de profissionais de TI nos últimos meses.Segundo dados da plataforma Layoff Brasil, nos primeiros três meses de 2023, mais de 30 empresas de tecnologia demitiram funcionários.
Não é exceção nos Estados Unidos, onde empresas como Amazon, Google, Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp) e Microsoft também já demitiram mais de 70 mil profissionais, incluindo funcionários no Brasil.
Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias Acompanhe nossos destaques